Saber Tradicional

O que é um saber tradicional?


Conhecimento tradicional, também conhecido como conhecimento local designa os sistemas de conhecimento incorporados nas tradições culturais de comunidades regionais, indígenas ou locais. Frequentemente o conhecimento tradicional é passado oralmente de pessoa para pessoa através das gerações.

O saber tradicional pode ser observado como aquele oriundo das comunidades tradicionais – grupos indígenas, quilombolas etc.
Como exemplos de Conhecimentos Tradicionais Associados têm-se métodos de pesca e de caça, técnicas de manejo de recursos naturais, conhecimento sobre ecossistemas e sobrepropriedades farmacêuticas, alimentícias e agrícolas de espécies animais, vegetais e fúngicas e religiosos.


Populações tradicionais e saberes locais.


As “populações tradicionais” são aquelas que possuem conhecimento da natureza, que se relacionam de forma muito íntima, em simbiose e dependência, conhecendo os segredos, suas propriedades e utilizando dos seus recursos para viver e transmitindo esses valores de geração a geração.

As populações tradicionais têm em relação ao meio natural, nos permite realizar uma avaliação da valorização dos seus saberes.

Os povos e comunidades tradicionais são sujeitos de direitos, que se organizam enquanto grupos, a partir de modos tradicionais de vida. Nos termos do Decreto 6.040, são concebidos enquanto: Grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.

Deixe um comentário